O Centro de Memória-Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade Estadual de Campinas (CGU), é responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de conjuntos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP) e região, sendo alguns de abrangência nacional, para produção de pesquisas, elaboração de dissertações e teses acadêmicas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar e com ênfase na articulação entre memória e história.
A ideia da criação de um Centro de Memória pela Unicamp surgiu no início da década de 1970, durante a gestão do Prof. Zeferino Vaz, idealizador e primeiro reitor da Universidade, mas só ganhou força a partir de 1978, quando o historiador e professor José Roberto do Amaral Lapa soube da intenção do Fórum de Campinas de descartar seus arquivos cartoriais, datados entre o final do século XVIII até o início do século XX. Após uma série de negociações, a transferência dos arquivos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da Comarca de Campinas (TJC) para a Unicamp foi autorizada em março de 1985. Em 1o de julho de 1985 foi criado o Centro de Memória - Unicamp, tendo como primeiro diretor o Prof. José Roberto do Amaral Lapa. Inicialmente, o CMU funcionou provisoriamente nas dependências da Biblioteca Central e, ainda em 1985, mudou-se para térreo do prédio do Ciclo Básico I.
Desde sua fundação, o Centro de Memória vem reunindo e organizando um significativo acervo, formado por arquivos pessoais e institucionais tanto públicos quanto privados, que abrangem um período histórico que vai do final do século XVIII até a atualidade, totalizando mais de 250 mil itens documentais dos mais variados gêneros (audiovisual, bibliográfico, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional) sobre Campinas e região.
O CMU atende tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade mais ampla, nacional e internacional, e está organizado em setores que expressam as atividades técnicas de um centro de documentação e pesquisa:
- Atendimento ao usuário
- Processamento técnico
- Conservação e restauro
- Documentação digital
- Pesquisa
Constam ainda as seguintes áreas, suporte para as atividades desenvolvidas junto ao acervo documental:
- Administração
- Tecnologia da Informação
- Comunicação e Publicações
Entre os principais serviços oferecidos pelo CMU, estão as visitas mediadas, tanto a instituições congêneres quanto à comunidade em geral, além de cursos e assessorias para museus, arquivos e centros de documentação.
Este portal de difusão é um trabalho conjunto das áreas de Processamento Técnico e Documentação Digital e Pesquisa do CMU. Tem com o objetivo principal intensificar o processo de atuação da instituição memória junto à sociedade interna e externa à Universidade, consolidando-se como um ponto de convergência para pesquisas sobre a cidade de Campinas e região a partir do rico e diversificado acervo do CMU.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral
André Luiz Paulilo
Direção Associada
Edvaldo Goes Júnior
Concepção e gerenciamento de conteúdo
Ana Cláudia Cermaria Berto
Ema Elizabete Rodrigues Camillo
João Paulo Berto
Maria Sílvia Duarte Hadler
Design Visual e Sistema
César Santos Gonçalves